terça-feira, 22 de outubro de 2019

A importância da obra


A obra é extremamente rica, profunda e essencial para a literatura escolar. Diferentemente de outras obras do período, os Capitães da Areia não são analisados de uma perspectiva policial, mas de uma conjuntura social. Todos eles estavam ali por conta de tragédias pessoais que os levaram até a rua e o modo de vida que eles tomavam é o que os ajudou a sobreviver.
análise social da obra também se guia através do conceito de luta de classes; há uma perspectiva voltada para a esquerda nas entrelinhas dos relatos. Isso pode ser percebido principalmente através de dois personagens: Bala é filho de um líder sindical morto por policiais; João de Adão é o líder político dos estivadores e muito ajuda os Capitães.
Cada um dos Capitães se percebe muito carente de afeto e abre mão da sua infantilidade ao viver nas ruas. Logo, cada um destes se encontra como pode: nos livros, nas rezas, nas prostitutas ou até mesmo nos seus companheiros. Ainda, a morte de Almiro por varíola é uma amostra de como a Saúde Pública não tinha capacidade de atender a demanda dos setores menos abastados da população baiana.
Em 2011, foi lançado um filme homônimo baseado no livro de Jorge Amado, que também conta a história dos meninos do trapiche.
A importância desta obra se dá pela perspectiva dos relatos da época e pelo fato de que, quase cem anos depois, grande parte mazelas sociais denunciadas ainda estão presentes na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário